12.08.blog_fibonacci

Desvendamos a famosa sequência Fibonacci, que dá origem a Regra de Ouro tão usada no design gráfico e em projetos arquitetônicos, na verdade quem conseguiu explicar isto primeiro e de forma divertida e fácil foi o Pato Donald, mas agora a série TOUCH do canal FOX, elevou o nível e usou a sequência como protagonista da série. Confere abaixo o conteúdo pra saber mais e assista o trailler da série. 😉

Afinal, o que é a sequência Fibonacci?

É uma sequência de números que pode ser percebida em diversos fenômenos naturais como nas flores e em conchas, por exemplo. Ela já era conhecida pelos gregos, mas foi descrita pela primeira vez pelo italiano Leonardo Fibonacci, no final do século XII. É uma sequência infinita que inicia pelos números: 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21… O interessante é que a sequência se dá sempre pela soma dos dois números anteriores, por exemplo: 1+2=3, 2+3=5, 3+5=8 e assim por diante.

 

A Série Touch

Em 2013, estreou no Brasil uma série quem traz a sequência Fibonacci como um dos elementos principais do roteiro. Em Touch, um menino autista, que perdeu a mãe no atentado de 11 de setembro, tem a incrível habilidade de perceber padrões escondidos que conectam a vida de diversas pessoas através de números que, aparentemente, não tem nenhuma ligação. Na verdade, esses números são a sequência Fibonacci.

Assista o trailler:

 

A sequência Fibonacci no design da Peppers.

É a partir dessa sequência que se vai estabelecer a proporção áurea, muito usada na arquitetura, na arte e também no design por ser considerada agradável aos olhos. O logotipo de grandes empresas, como a Apple e o Twitter, foram construídos a partir dessa sequência mágica.

Aqui na Peppers, a sequência de Fibonacci sempre é utilizada para criar uma leitura mais fluida dos elementos dos nossos layouts. Na diagramação de livros, por exemplo, a sequência de Fibonacci é usada para criar um espaçamento entre bordas mais confortáveis para a leitura. E em logotipos, a proporção dá mais harmonia e equilíbrio às marcas.

Agora que você já sabe como utilizamos a sequência Fibonacci em nosso trabalho, veja como a natureza usa essa equação:

Concha do Caramujo

Cada novo pedacinho tem a dimensão da soma dos dois antecessores.

fibonacci-nature-nautilus3

Camaleão

Contraído, o rabo é uma das representações mais perfeitas da espiral de Fibonacci.

 

Elefantes

O crescimento das presas de marfim segue a sequência Fibonacci.

 

Girassol

As sementes preenchem o miolo dispostas em dois conjuntos de espirais.

girassol-e-proporcao-aurea

Pinha

As sementes crescem e se organizam em duas espirais que lembram a de Fibonacci.

 

Corpo

Se um humano “mediano” dividir sua altura pela distância entre o umbigo e a cabeça, o resultado será algo em torno de 1,618, número áureo.

25

 

mona-lisa-e-proporcao-aurea

Mãos

Com exceção do dedão, em todos os outros dedos as articulações seguem razão áurea.

Arm-02