02.06.blog_midias_sociais

Listamos algumas dicas básicas pra ajudar você quando decidir que a sua empresa precisa estar presente nas redes sociais, especialmente no facebook que é uma grande vitrine para produtos, serviços e marcas. Mas para ter sucesso nesta plataforma e aumentar o desempenho das suas vendas é preciso entender alguns processos de posicionamento, público e reações neste meio. E é sobre alguns desses pontos que vamos falar hoje, além disso, temos uma surpresa muito legal no fim do post. 🙂

Mas antes de começar a falar nessas tais mídias e redes sociais, precisamos lembrar que elas não trabalham sozinhas. O mundo off-line ainda impacta muita gente e oferece grandes oportunidades de aproximação com o cliente, e não estamos falando apenas sobre mídias convencionais, mas sobre o processo singular que se inicia no logotipo da empresa, passa pelo site, por dentro da sua empresa e chega até a sua equipe de vendas. Podemos chamar isso de unidade visual, na qual o cliente reconhece uma marca ou empresa pela identidade e discurso que ela apresenta em todos os seus materiais e pontos de contato com o cliente. Porque quando direcionamos os esforços somente para um lado o que acontece é horrível, por exemplo: o facebook da sua empresa é lindo, porém o cliente decide visitar seu site que não funciona direito e as cores usadas nele são diferentes das do facebook. Então ele vai até a sua empresa onde a fachada está quebrada, sua recepção está suja e mal iluminada, e o seu atendente não tem uniforme. Pra piorar ele te dá um cartão num papel amassado, com o logo antigo e sem leitura. Parabéns, tudo o que o seu facebook construiu você jogou fora num piscar de olhos e é esta reputação e sentimento que o cliente vai espalhar. 🙁

Tem que funcionar basicamente assim: o painel visto na rua ajuda no reconhecimento do post de facebook que por sua vez leva a um site dentro da mesma harmonia, na empresa tudo esta limpo e funcionando, o atendente é simpático, em resumo, o cliente se torna íntimo da empresa tornando essa aproximação mais simples.

É nessa sintonia que a Peppers trabalha, mas vamos lá que o papo hoje é outro, e as surpresas já começam aqui. Em vez de 7 temos 10 razões 🙂

10 DICAS PARA SUA EMPRESA FAZER SUCESSO NO FACEBOOK

Iniciar ou melhorar sua performance no mundo on-line? Vamos começar?

Conheça os recursos da ferramenta

O facebook é uma ferramenta extremamente complexa e vai muito além de publicar e patrocinar posts. De na adiantar fazer isto se não souber entender suas métricas, públicos, melhores horários, localizações, mudanças, sazonalidades, picos, quedas, perfis… sim números, e muitos, a serem analisados, pra fechar bem a conta e saber qual será o próximo passo.

Tenha um diferencial

O facebook é um ambiente muito disputado e você, provavelmente, encontrará dezenas de concorrentes com páginas muito bem elaboradas. Sendo assim, o que você precisa é sair do senso comum. Criar ações dentro da mídia que atraim não só pelo fator comercial, mas também pelo visual, emocional, informativo e que proporcionem envolvimento com o público. Um acalento numa manhã tensa, ou uma graça num final de semana chuvoso podem ser boas alternativas pra fazer novos clientes 😉

Faça um planejamento estratégico

Não saia postando qualquer coisa, tenha um plano. Nele você vai estipular todos os seus objetivos como página, definição de público, investimentos, cronogramas, etc. Porém leve uma coisa sempre em conta, facebook não é (ainda) uma ferramente de vendas, portanto fica a dica: não tente só vender produtos, pois as pessoas vão para de seguir sua marca.

Antes de criar sua fanpage ou iniciar investimentos no facebook se pergunte:

Por que?
Saiba responder como a sua empresa vai usar o facebook e quais os objetivos do seu negócio com ele.

Para que?
Relacionamento, exposição, apoio de vendas, reconhecimento, interação, fortalecimento de marca?

O que?
Geração de conteúdo, canal de ofertas, atrair seguidores. O que eu quero comunicar?

Como?
De forma institucional e formal? De forma leve e descontraída? De acordo com o produto e o público?

E para quem?
Homens? Mulheres? Geração Baby Boomer ou Y?

Para onde?
Suas publicações levarão os usuários para a página do site da sua empresa, para o blog ou direto para o e-commerce? Ou elas devem manter os usuários na própria mídia social?

Quem irá administrar a sua página?
Aqui está a resposta para que tudo funcione. Uma empresa especializada ou um funcionário específico e dedicado? A gestão destas mídias requer tempo e atenção.

Quanto isto vai custar?
E quanto você está disposto a investir? Muito por períodos curtos ou pouco por períodos longos? Isto interfere muito nos resultados obtidos pela empresa.

Sim, existem muitas decisões a serem tomadas antes do curtir e compartilhar das coisas.

Tenha conteúdo interessante

Com a quantidade de materiais disponíveis no facebook a fórmula para garantir a atenção de seus seguidores é ter conteúdo relevante e que acrescente algo a eles de maneira informativa, colaborativa ou emocional como falamos antes. Use informações interessantes, fale sobre sua empresa ou produto e seja objetivo, se quiser ir além no assunto o ideal é direcionar o público para um canal de blog. Utilize também uma linguagem compatível com o público definido, caso contrário eles podem não se identificar e deixarão de te seguir.

Pense que ninguém entende mais do seu negócio do que você mesmo, que é especialista na área, e precisa ajudar seu cliente a tomar decisões. Pense nas maiores dúvidas que seu cliente pode ter e que por vezes desmotiva sua compra, essa já é uma boa dica do que começar a postar. Você também pode perguntar aos seus fãs ou pesquisar concorrentes, essas também podem ser fontes de inspiração.

Não perca a frequência de postagem

É importante que você mantenha uma frequência de postagens definida. Evite fazer publicações com intervalos muito grandes, pois pode dar a entender que a sua página está desatualizada ou que você não tem tanto interesse em divulgar o seu trabalho. Nós indicamos sempre fazer postagens diárias ou no mínimo 3 vezes por semana. Se você ainda não tem uma fanpage, comece aos poucos, assim poderá avaliar as métricas e definir a melhor estratégia para a sua empresa.

Interação. Você precisa responder, conversar e convencer.

Não deixe o seu público no vácuo. É importante que você responda todos os comentários e mensagens recebidas, criando assim uma interação com as pessoas que curtem sua página. Dessa maneira os seguidores tendem a interagir mais vezes e com certeza recomendarão sua página, uma vez que ela é atenciosa com sua audiência.

Uma dica é curtir todos os comentários recebidos na página. Outro ponto fundamental é responder também os comentários negativos, de forma cordial, rápida e assertiva mostrando-se sempre a disposição para solucionar os possíveis problemas. Dispor e-mail e telefone para a continuidade do atendimento evita que a discussão se prolongue e mostra profissionalismo.

Use boas imagens a seu favor

As pessoas são visualmente atraídas e é por isso que é extremamente importante que a identidade visual da sua marca esteja em todas as postagens e seja associada a imagens de extrema qualidade e bom gosto. O primeiro impacto precisa ser positivo para agir como um convite a leitura completa do material pelos seus seguidores.

Muito importante também é a criação de títulos com conteúdos que despertem a curiosidade e a atenção das pessoas, uma boa redação, assim como um bom design são indispensáveis para isso.

Anúncios. Promova e direcione da forma correta

O Facebook Ads permite que você segmente seu público de acordo com o interesse do seu negócio. Ao criar anúncios você dará destaque a conteúdos direcionados ao público que não conhece seu trabalho, ou ainda não tem contato com a sua página, mas que apresenta grande potencial para tornar-se cliente.

Nas regras do facebook, é muito difícil gerar resultados expressivos sem investir em anúncios. Mais de 40 milhões de negócios usam as páginas no facebook para atrair clientes. Desta forma, investir em anúncios é sempre necessário.

Com uma média de R$ 10,00 reais por dia você já começa impactar pessoas no seu bairro, cidade, estado, país ou pelo mundo. Já pensou em quem você deseja atingir?

Tire as pessoa do facebook

Como assim?

Isso mesmo, depois de conquistar seu público no facebook leve ele para seus outros canais. É primordial que a mídia permita que os seguidores tenham acesso direto ao seu site, é nele que você expõe de forma mais ampla produtos, serviços e excelências e realmente fecha negócios.

É interessante também que você esteja em outras redes sociais como Instagram ou Twitter, pois são outras fontes de interação e darão oportunidade da sua empresa conversar com mais pessoas. E quando quiser mostrar conhecimento no assunto, o ideal é direciona-los para o blog – como este que você está lendo agora.

Saiba interpretar os dados do facebook

O facebook oferece muitas informações sobre o seu público, como idade, localização, interesses e tantos outros. Aproveite esses dados para, mensalmente, criar relatórios de desempenho que mostrarão quais posts tem agradado mais, quais renderam uma performance baixa, quem anda visitando a sua página, quais ações proporcionaram mais visitas ao site e que produtos estão sendo mais procurados. Assim você conseguirá aprimorar a sua estratégia e atrairá um público mais qualificado.

Saiba mais

Se você identificou uma oportunidade neste texto e quer saber mais sobre tudo o que falamos aqui, venha conhecer a gestão de mídias sociais da Peppers Criação Planejada.

Gerenciamento de marca | planejamento estratégico | criação de conteúdo e arte | integração com outras redes e mídias sociais | acompanhamento diário dos canais e interação com o público | criação de campanhas de relacionamento | gestão de anúncios | avaliação de relatórios.

Curtiu? Clique aqui e peça um orçamento com uma condição especial para sua empresa através deste post. Compartilhamos valores diferenciados com quem realmente quer se reinventar.